Duas chapas vão concorrer à eleição da ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul) que acontece no dia 19 de novembro, das 8h às 17h, de forma virtual. Por isso, é importante conhecer quem são os candidatos e quais são as principais propostas de cada uma das chapas participantes.

“EM DEFESA DA ADEP/MS – PASSADO, PRESENTE E FUTURO”

A chapa é composta pelos seguintes membros e seus cargos se eleitos: Presidente – Olga Lemos Cardoso de Marco; 1º Vice-Presidente – Flavio Antonio de Oliveira; 2º Vice-Presidente – Albertino Henrique Gomes; 1ª Secretária – Sandra Regina Santos de Vasconcelos; 2º Secretário – Antonio Cesar Bauermeister de Araújo.

Composição para o Conselho Deliberativo: Presidente – Olga Lemos Cardoso de Marco; Membros – Jamile Gonçalves Serra Azul; Leonardo Ferreira Mendes; Gabriela Noronha de Souza e Humberto Bernardino de Sena.

Composição para o Conselho Fiscal: Membros Titulares – Astolfo Lopes Cansado Neto; Sandra Alves Elias; Mariza Gonçalves; Membros Suplentes – Maria Clara de Morais Porfírio; Inês Batisti Dantas Vieira e Antonio Farias de Souza.

Dentre as propostas desta chapa destacam-se:

Buscar um consenso quanto ao valor de mensalidade de 2022 a ser fixado para as Defensoras e os Defensores Públicos filiados; alteração do estatuto, por meio de Assembleia para colher as propostas de mudanças, como: joia para filiação; valores diferenciados aos filiados/fundadores da ADEP-MS; valores diferenciados para ex-presidentes; valores diferenciados para aposentados, defensores públicos em licença médica, entre outros. Lutar para a vinculação do subsídio ao teto do Ministro do STF, e pela criação de cargos, junto aos Tribunais Superiores, correspondentes à Terceira Instância;

Estar sempre na busca da manutenção dos direitos e vantagens já conquistados, além de novas verbas para a carreira; estar em diálogo e análise conjunta com a Administração Superior nos projetos que dependerem de aumento de cargos, modificação ou alteração de atribuições e competências de funções, alterações de índices ou de formas de remuneração, e de fixação do subsídio ou modificação de dispositivos da Lei Complementar Estadual que trata da carreira de Defensores e Defensoras Públicas; buscar uma interpretação legal favorável ou a iniciativa de lei para a alteração legislativa necessária para a recuperação da prerrogativa do porte de arma aos membros da Defensoria Pública Estadual.

Implantar convênios com planos de saúde, empresas de viagens e turismo, universidades, estimular a participação de associados em congressos, seminários, intercâmbios, entre outros. Motivar a reaproximação e participação das associadas e associados dentro da ADEP-MS, bem como criar comissões internas para atuar em ideias e projetos que beneficiem a todas e a todos.

“DIREITO PARA TODAS E TODOS”

A chapa é composta pelos seguintes membros e seus cargos se eleitos: Presidente – Valdir Florentino de Souza; 1º Vice-Presidente – Yuri Cesar Novais Magalhães Lopes; 2º Vice-Presidente – Reginaldo Marinho da Silva; 1ª Secretária – Janaína de Araújo Sant’Ana; 2ª Secretária – Katherine Alzira Avellan Neves; 1ª Tesoureira – Francianny Cristine da Silva Santos; 2ª Tesoureira – Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante.

Composição para o Conselho Deliberativo: Presidente – Valdir Florentino de Souza; Membros – Pollyana Siqueira de Oliveira; Mauricio Augusto Barbosa; William Coelho Abdonor; Agenor Marinho de Souza Junior.

Composição para o Conselho Fiscal: Membros Titulares – Linda Maria Silva Costa Rabelo; André Santelli Antunes; Daniel de Oliveira Falleiros Calames; Membros Suplentes – Patrícia Feitosa de Lima; Camila Maués dos Santos Flausino; Marcelo Moraes Salles.

Dentre as propostas desta chapa destacam-se:

Criação de sistema online, propiciando um canal de comunicação direta entre a ADEP-MS e as defensoras e defensores para concentrar as demandas, bem como a implementação do Portal da Transparência com periodicidade mensal das receitas e despesas; Implementação de novos convênios, tais como: Plano de Saúde, Seguros (vida, casa e veículos), Instituições Financeiras (empréstimos consignados e de imóveis), Hotéis, Concessionárias de veículos, Empresas de turismo, entre outros; Criação de um departamento do aposentado, nomeando defensora pública aposentada ou defensor público aposentado, para que seja um canal de comunicação da ADEP com os demais.

Atualização do Estatuto, com a inclusão da regionalização da ADEP, para que se tenha um Diretor por Regional, como nos moldes dos Coordenadores, com o objetivo de aproximar as colegas e os colegas do interior e atender as suas demandas; Promover encontros regionais, presencial ou por vídeo, para que as colegas e os colegas apontem as dificuldades e necessidades; Realização de Lives com as Defensoras Públicas, Defensores públicos e outros colegas sobre temas de interesse social e que repercutem diretamente na atuação na nossa carreira.

Busca de melhoria para as defensoras públicas e defensores públicos junto a DPGE: a) realização do concurso para estagiários; b) a compensação pela atuação em regime de plantão c) apresentação de proposta de paridade de gênero e racial para os cargos da Administração Superior; d) criação do auxílio de excesso de acervo processual, nos moldes do TJ/MS; e) elevação do adicional de férias para 2/3 (dois terços); f) o auxílio transporte passe a ser pago nos mesmos termos dos demais auxílios, em valor mensal e não por dia útil.

OBS: PARA TER ACESSO AS PROPOSTAS COMPLETAS A ADEP-MS RECOMENDA QUE CADA ASSOCIADA E ASSOCIADO PROCURE PELA CHAPA DE SEU INTERESSE E SOLICITE O DOCUMENTO. CABE A ASSOCIAÇÃO INFORMAR DE FORMA IGUAL AS PRINCIPAIS FEITORIAS, SEM SER PARTIDÁRIA.

Atente-se

Cada associada e associado receberá por e-mail funcional e WhatsApp uma senha para acesso a plataforma de votação, por isso é importante informar e atualizar na secretaria da ADEP-MS os dados de contato para que receba as informações e atualizações referentes a eleição e demais atos associativos.

O acesso à plataforma de votação será enviado até 24 horas antes do início da eleição. Vale lembrar também que além dos candidatos, as associadas e associados terão a opção do voto branco, nulo ou abstenção, e no final da votação, será emitido um comprovante.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Secretaria da ADEP-MS pelo telefone (67) 98133-1197 ou pelo e-mail secretaria@adepms.org.br.