A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP-MS) integrou, nesta segunda-feira (19), as duas sessões solenes que homenagearam o Dia Nacional da Defensoria Pública no Congresso Nacional.

A entidade foi representada pela vice-presidenta Graziele Carra Dias; também esteve presente o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini.

Proposta pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a cerimônia destacou o papel estratégico da Instituição. Da tribuna, a presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, afirmou:
“A democracia não se sustenta sobre a fome nem sobre a desigualdade. Por isso, a Constituição de 1988 celebrou a Defensoria Pública como expressão do Estado Democrático de Direito. Se queremos um país forte, precisamos de uma Defensoria forte — com orçamento, estrutura e defensoras e defensores em número suficiente para fazer justiça com qualidade.”

À tarde, as comemorações prosseguiram no Plenário Ulysses Guimarães. Ao saudar a categoria, o presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Matos, reforçou:

“Cada investimento na Defensoria Pública devolve cidadania a quem mais precisa. Expandir quadros, orçamento e estrutura é condição para transformar o direito previsto em direito efetivamente garantido.”

A ADEP-MS segue atuando, ao lado da ANADEP, do Condege e das demais associações estaduais, por mais investimentos estruturais, valorização da carreira e ampliação do acesso à justiça em Mato Grosso do Sul e em todo o País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *