A Defensora Pública Dra. Thaís Dominato participou, nesta terça-feira (9), de reunião realizada na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SEMU), que deu início à organização de um evento do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, em alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Na ocasião, foram apresentadas sugestões de temas e de facilitadores que deverão compor a programação do evento, previsto para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro. Uma nova reunião extraordinária está marcada para a próxima terça-feira, quando os encaminhamentos terão continuidade.
Para a defensora pública, o Fórum é um espaço estratégico para a promoção da igualdade de gênero e da representatividade feminina. “A ideia é fomentar a igualdade, a liderança feminina, a participação das mulheres nos espaços de poder. Nosso objetivo é a busca por uma sociedade mais justa”, afirmou a Dra. Thaís Dominato.
O Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres é resultado da construção coletiva entre entidades governamentais e não governamentais, entre elas a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral, a OAB/MS, associações de classe e organizações da sociedade civil.
Seu caráter é consultivo e propositivo, tendo como atribuições a promoção da formação política das mulheres, a criação de indicadores sobre participação feminina em espaços de poder e decisão, e o incentivo à formulação de políticas públicas que garantam paridade de gênero em diferentes instituições.
