Idealizado pelas Defensoras Públicas Camila Maués dos Santos Flausino e Maria Clara Porfírio, o Projeto “Clube de Leitura: Letramento Racial” abre inscrições para formar a primeira turma de debate e reflexões acerca de questões raciais através da leitura temática. Serão sete encontros virtuais que terão como imersão a defesa de direitos humanos de grupos socialmente minoritários.

Interessados terão de 01 a 16 de outubro para manifestar interesse pelo e-mail clubedeleitura.Ir@gmail.com. Uma mensagem automática será enviada com o formulário de inscrição para preenchimento. O processo somente será concluído após o envio do formulário.

Para esta primeira turma, o projeto abre 20 vagas, caso tenha mais pessoas inscritas, entre os excedentes será sorteada uma vaga extra.

O intuito do Clube de Leitura é realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias a partir dos livros selecionados em que a questão racial é o ponto de encontro.

Podem participar membros da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e servidores de ambos os sexos. O projeto acontecerá por meio da plataforma virtual Zoom e terá duração máxima de 60 minutos.

Serão sete encontros que acontecerão a cada dois meses. O primeiro está marcado para o dia 20 de novembro e o tema será o livro O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento. O próximo está previsto para acontecer no dia 19 de fevereiro de 2021 e traz como reflexão o livro Lugar de Negro, dos escritores Lélia González e Carlos Hasenbalg. O terceiro encontro acontecerá no dia 23 de abril de 2021 e abordará O Quarto do Despejo, de Carolina de Jesus.

A quarta reunião do projeto será no dia 18 de junho de 2021 e trará reflexões sobre o livro Crítica da Razão Negra, de Achille Mbembe. Memórias da Plantação, da escritora Grada Kilomba, é o tema do quinto encontro que está marcado para o dia 20 de agosto de 2021. Já no dia 22 de outubro de 2021 será a vez de falar sobre o livro Na Minha Pele, de Lázaro Ramos. E encerrando o Clube de Leitura, no dia 17 de dezembro de 2021, o livro para discussão será Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil, da escritora Sueli Carneiro.

Cada sessão será realizada sob a mediação de uma defensora pública que se reconheça como negra, visando estimular seu protagonismo, além de considerar a existência do racismo estrutural presente nas instituições que compõem o sistema de justiça.

Cada participante inscrito fica responsável pela aquisição e leitura dos livros para que se possa levar as devidas reflexões e entendimentos nos encontros. Ao final do projeto, todos os participantes receberão um certificado de participação.

Mais informações pelos e-mails mariac@defensoria.ms.def.br / camilam@defensoria.ms.def.br