Nesta quarta-feira (11) comemora-se o Dia do Advogado. Tendo em vista a importância desta data e também como uma forma de homenagear todos os profissionais da categoria, a ADEP-MS convidou o representante jurídico, Dr. Davi Nogueira Lopes, para um bate-papo esclarecedor, também a fim de que todas as associadas e associados conheçam mais este profissional que atende as demandas da Associação.

ADEP-MS – Como é atuar na advocacia, em especial tendo a ADEP-MS como um cliente? Quais sensações e sentimentos te cercam nessa profissão que escolheu exercer?

Dr. Davi: Imagino que atuar na advocacia não seja muito diferente que atuar como Defensor Público. Em ambas as carreiras, promovemos a defesa das pessoas que nos procuram. Temos, nesse sentido, uma vocação bastante semelhante.

Para mim é muito gratificante ver que meu trabalho impactou positivamente a vida das pessoas. Muitas vezes lidamos com situações extremamente importantes para a vida delas.

Quando a intervenção do Poder Judiciário é necessária, isto é, quando precisamos de um processo judicial, aí a coisa complica um pouco, porque o resultado de nosso trabalho vai depender de uma série de fatores, que podem ou não contribuir para a efetividade da justiça. Não há dúvida que muitas vezes nos vemos angustiados por conta de algumas falhas do sistema judiciário como um todo. Mas temos sempre o desejo de que nosso trabalho faça a diferença para que o resultado do processo seja o mais próximo do justo.

Por isso, inúmeras sensações cercam o mundo da advocacia, algumas ruins, como frustração e angústia, e outras boas, como contentamento, sensação de dever cumprido e sempre, sempre, esperança.

ADEP-MS – Sua atuação no direito mexe com o seu emocional? Muda a sua forma de ver o mundo?

Dr. Davi: Cada pessoa que atendemos nos apresenta algum tipo de problema que lhe aflige uma dor. Mais ou menos intensa, a dor sempre está presente. Eu tendo a ser bastante empático a meus clientes, mas isso não pode comprometer a análise técnica que temos de fazer. Não há dúvida, no entanto, que o sofrimento alheio interfere em nossa forma de ver o mundo.

ADEP-MS – Sempre foi seu objetivo ser advogado? Conta sobre esse processo de entrada e atuação.

Dr. Davi: Não. Eu pendia para a engenharia, porque na escola minhas matérias favoritas eram matemática e física. Mas já perto da época do vestibular, acabei optando pelo direito, um tanto por influência de meu pai, que era Defensor Público em Minas Gerais.

ADEP-MS – Há quanto tempo é advogado? E a quanto tempo atua com a ADEP-MS?

Dr. Davi: Advogo há quase 20 anos e tenho a honra de atuar na defesa da ADEP e seus associados desde 2019.

ADEP-MS – Em quais casos uma associada ou associado pode recorrer ao advogado da ADEP-MS?

Dr. Davi: A assessoria jurídica da ADEP-MS atua na defesa da entidade e dos associados, individualmente, nos casos que envolvam sua atuação funcional. Mas isso não impede que possamos atendê-los nos demais casos que eventualmente tenham.

ADEP-MS – Compartilha conosco uma lembrança marcante que tem de algum acontecimento/ atendimento da ADEP-MS.

Dr. Davi: Alguns dos associados que atendi pela ADEP expressaram-me em algum momento uma gratidão muito profunda, que me comoveu. Outros se tornaram verdadeiros amigos. Tudo isso é muito especial para mim.

ADEP-MS – Aquela dúvida que passa pela cabeça de muitas pessoas que não são da área, advogado e defensor público é a mesma profissão? Poderia citar as diferenças?

Dr. Davi: Defensor Público é aquele que fez um concurso público para ocupar o cargo na Defensoria Pública, que é uma instituição estatal constitucionalmente incumbida de promover a orientação jurídica e a defesa dos direitos individuais e coletivos aos necessitados. Quando o Defensor Público atua, ele não exerce o papel de um “procurador”, porque ele consubstancia, materializa em sua pessoa, a própria instituição da Defensoria Pública.

Advogado é aquele que obteve o registro na Ordem dos Advogados do Brasil, após ser submetido a uma prova de conhecimentos jurídicos. Ele atua na defesa dos interesses da pessoa que o contratou, que pode ser uma pessoa natural, uma empresa privada ou uma pessoa jurídica de direito público. Em todos os casos, ele cumpre o papel de um mandatário, um procurador, na defesa técnica dos interesses de seu contratante.

 ADEP-MS – Tem alguma mensagem que gostaria de deixar aos Defensores Públicos associados?

Dr. Davi: No dia 11 de agosto de 1827, apenas 5 anos após a independência do Brasil, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Assim, embora lembrado como o “dia do advogado”, o 11 de agosto deveria celebrar o início de todas as carreiras jurídicas brasileiras. Por isso, recebam, também os defensores públicos, as minhas homenagens.

ADEP-MS – E a população em geral? O que tem a dizer sobre essa data do Dia do Advogado?

Dr. Davi: Já dissera um pensador que a justiça busca a paz, mas ela é realizada por meio da luta, a luta pelo direito. Eu comparo o advogado a um lutador, a quem é incumbida a proteção de nossa liberdade, de nosso patrimônio e de nossa própria vida em alguns casos. Essa percepção é bastante para revelar a nobreza da profissão.

E não custa lembrar: consulte sempre um advogado, principalmente antes de assinar um documento que envolva algo importante para sua vida.

Em setembro a ADEP-MS irá realizar uma Live pelo Instagram juntamente com o Dr. Davi para que todas as associadas e associados o conheçam ainda mais e possam tirar dúvidas com o profissional. A data do evento ainda está sendo definida e logo mais será divulgada.

Dr. Davi Nogueira Lopes

OAB/MS. 10.330-B

davi@nogueiralopes.adv.br

Endereço: Rua Hermelita de Oliveira Gomes, 695 – Santa Fe, Campo Grande – MS