A ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul) completa 38 anos neste dia 17 de setembro de 2021. E ao longo de toda essa história, a linda mangueira no pátio da Associação permanece intacta dando folhas, flores e frutos, além de uma imensa sombra que já foi usada para fazer muitas reuniões e celebrações das associadas e associados.

O pé de manga está no local antes mesmo da construção da sede e foi preservada pelas Defensoras e Defensores Públicos à época. Não se sabe ao certo se a mangueira é centenária, a única certeza que se tem é que a árvore já virou patrimônio histórico.

O Defensor Público Edmar Camargo conta que no terreno existia um pomar e que este pé de manga foi o sobrevivente. “Quando compramos o espaço, tinham muitas árvores e nós os antigos, clamamos para que a mangueira não fosse removida. É uma relíquia que preservamos com muito amor e carinho”, afirma.

“Ela faz parte da nossa história, essa mangueira é símbolo da preservação da natureza e nós a protegemos até hoje”, diz o Defensor Público Carlos Marietto que tem registros de como era o terreno antes de iniciar as construções.

Foto há 38 anos atrás quando o terreno foi adquirido
Foto dos dias atuais

E a cada alteração ou reforma que acontece na sede da Associação, lá ela permanece com toda sua beleza e grandeza, proporcionando ar e sombra fresca. Falar do aniversário da ADEP-MS é lembrar da mangueira, pois ela também faz parte dessa comemoração.

“Essa mangueira já viveu muitas histórias com as associadas e associados da ADEP-MS. Tenho um carinho enorme por ela, acredito que todos tenham, e queremos vê-la sempre verde. Que as demais diretorias que pela Associação passar, possam ter o mesmo cuidado das gerações passadas, que lutaram para preservar”, afirma a presidente, Dra. Linda Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *