A nova diretoria da ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), presidida pela Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, tomou posse nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro. A solenidade aconteceu no auditório da Associação (Rua Flávio de Matos, 1755, Jd. Paulista) e também teve transmissão pela plataforma online Teams.

Foi um final de tarde de muita alegria, comemoração e de relembrar histórias e lutas institucionais que fizeram muitos se emocionarem. A solenidade contou com uma mesa composta apenas por mulheres, sendo elas: Kasla Garcia Gomes Tiago de Souza, coordenadora Geral do FOCATE-MS (Fórum Sul-mato-Grossense das Carreiras Típicas de Estado); Carla Stephanini, Subsecretária de Políticas para Mulheres; Dra. Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, Defensora Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul; e Raquel Magrini, presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – MS.

A solenidade também contou com a presença física e virtual das Defensoras e Defensores Públicos, associadas e associados da ADEP-MS, a Presidenta da ANADEP (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos) – Rivana Ricarte, familiares e amigos dos empossados e a banda do corpo de bombeiros.

A chapa “EM DEFESA DA ADEP-MS – PASSADO, PRESENTE E FUTURO” irá presidir a instituição no biênio 2022/2023. Integram a Diretoria Executiva a Presidente – Olga Lemos Cardoso de Marco; 1º Vice-Presidente – Flavio Antonio de Oliveira; 2º Vice-Presidente – Albertino Henrique Gomes; 1ª Secretária – Sandra Regina Santos de Vasconcelos; 2º secretário – Hiram Cabrita de Santana; 1º Tesoureiro – Darcy Terra Fernandes; 2º Tesoureiro – Antonio Cesar Bauermeister de Araújo.

Conselho Deliberativo: Presidente – Olga Lemos Cardoso de Marco; Membros – Jamile Gonçalves Serra Azul; Leonardo Ferreira Mendes; Gabriela Noronha de Souza e Humberto Bernardino de Sena.

Conselho Fiscal: Membros Titulares – Astolfo Lopes Cansado Neto; Sandra Alves Elias; Mariza Gonçalves; Membros Suplentes – Maria Clara de Morais Porfírio; Inês Batisti Dantas Vieira e Antonio Farias de Souza.

Inicio de um novo ciclo

Durante seu discurso de despedida, a ex-presidente da ADEP-MS, Linda Maria Silva Costa Rabelo, agradeceu pelo tempo em que ficou frente às lutas e conquistas associativas, e também deixou sua mensagem de apoio e cumprimento à nova diretoria que assume o posto.

“Hoje encerro mais um ciclo, foram quase dois anos de muita determinação. Vencemos e terminamos o ano com a sensação de dever cumprido, fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Agora, passamos a vez para uma nova equipe e desejamos que muito mais conquistas sejam almejadas. A ADEP-MS está em constante evolução e precisa cada vez mais do apoio das associadas e associados para se manter firme e forte”, afirma Linda.

“Parabenizo a Dra. Olga pela vitória democrática e justa. Sua conquista é resultado dos desafios que se propôs a enfrentar por nós e para nós. Muito obrigada por lutar pela nossa associação. Parabenizo, também, todos os membros da diretoria executiva, do conselho deliberativo e do conselho fiscal que hoje tomam posse. Meu desejo é que todos possam seguir nos representando e buscando um futuro melhor”, complementa.

Olga Lemos Cardoso de Marco, empossada presidente da Associação, relembrou durante o discurso de posse sua jornada na ADEP-MS, sempre ativa e na busca incessante pela defesa da classe. “Muitas demandas institucionais foram discutidas e pude representar meus colegas na maioria delas. Para mim foi e continua sendo uma honra colaborar com a defesa dos nossos interesses”, pontua.

“Para esta nova etapa, a qual acabo de estrear, peço o apoio das associadas e associados, para que permaneçam obstinados, de mãos dadas e caminhando ao meu lado no biênio 2022/2023. E aos que se afastaram, por qualquer motivo que seja, peço que retornem e somem conosco nessa nova fase que se inicia para a ADEP-MS. Precisamos de todas e todos unidos. Estaremos juntos na busca da manutenção dos direitos e vantagens já conquistados, e seguiremos angariando novas realizações”, enaltece a presidente.

A Dra. Olga de Marco, aproveitou o ensejo de sua fala e presentou a Dra. Linda com lindas orquídeas em gratidão a todo o apoio e parceria nos últimos tempos, principalmente neste mandato que se encerrou na qual foi vice-presidente. Na oportunidade, a secretária Eliana Vilela também foi reconhecida e presenteada em decorrência a todo trabalho prestado ao longo dos 26 anos atuando na ADEP-MS.

Reconhecimentos e apoio

A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, também fez uso da palavra durante a solenidade e destacou os trabalhos da Dra. Linda Maria, bem como parabenizou e desejou sucesso nessa nova jornada que se inicia no mandato da Dra. Olga de Marco. Na oportunidade, Rivana também destacou o inicio da Associação Nacional, que surgiu por Defensoras e Defensores Públicos do estado de Mato Grosso do Sul.

“Quero parabenizar a Dra. Linda pela gestão feita nesses dois anos e também estender os votos à nova gestão da Dra. Olga, que seja muito próspera e que juntas possamos ter uma ADEP-MS cada vez mais forte e espelho às outras Associações.  Esperamos que as Defensoras e Defensores Públicos do Mato Grosso do Sul consigam cada vez mais a valorização dentro do sistema de justiça. Meus votos de vida longa a ADEP-MS”, diz a presidenta da ANADEP.

“Não podemos esquecer de honrar a figura da primeira presidenta da ANADEP, Dra. Suely Neder, Defensora Pública do Mato Grosso do Sul. A ADEP-MS tem 38 anos, um ano mais velha do que a ANADEP, ela já nasceu muito fortalecida com esse espírito de luta associativa em prol das Defensoras e Defensores públicos de todo país. A Associação esteve presente em todos esses trabalhos de fortalecimento da Defensoria em âmbito nacional”, complementa.

A Defensora Pública-Geral de Mato Grosso do Sul, Dra. Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, destaca a importância de se ter uma instituição de apoio nas lutas institucionais. “A nossa associação é muito maior do que uma ideia, do que essas paredes. É um local verdadeiro onde a maioria de nós começamos. Ela é a primeira casa das Defensoras e Defensores Públicos que vêm de fora.  Quantas histórias temos vividas aqui na ADEP-MS e se hoje a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul é uma referência, esse reconhecimento é antes de tudo graças a Associação”.

“Eu tenho a certeza de que estaremos em boas mãos. Se tem uma pessoa que luta mesmo sendo contra a majoritária, quando tem convicção daquilo que está realizando, é a nossa colega e hoje presidenta da associação, Dra. Olga. Como associada, estou tranquila porque sei que quando ela desembargar a espada, o fará na certeza de que está a fazer o que é melhor para as Defensoras e Defensores Públicos. Tenha em nós, a Administração da Defensoria, a parceria”, finaliza Patrícia.

Após a solenidade de posse da nova diretoria da ADEP-MS, um coquetel foi realizado no salão de festas e encerrou a noite de celebrações.

Confira fotos da cerimônia na galeria do site que pode ser acessada pelo link: https://www.adepms.org.br/galeria-de-fotos/?album=3680