A Presidente da ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, foi eleita no último dia 11 de julho como presidente do CEDHU (Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana) e presidente da Comissão Eleitoral do Conselho. A escolha da Defensora Pública para ocupar o cargo foi deliberada por aclamação unânime.

A associada Dra. Neyla Ferreira Mendes foi eleita suplente do cargo de presidente, e o associado Dr. Mateus Augusto Sutana e Silva, que no ato representou a Defensoria Pública do Estado, também compõe a mesa diretora do CEDHU, sendo que seu suplente será o Dr. Pedro Paulo Gasparin.

A presidência do CEDHU é dividida bienalmente, sendo que em um ano tem um representante de uma organização governamental e no outro ano um representante de organização não-governamental. Entretanto, neste mandato, em razão do curto prazo para as eleições, a presidência do Conselho será exercida por organização não-governamental, ficando a titular da ADEP-MS na direção, e o titular representante da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Kemp, na vice-presidência, com seu suplente, deputado Lídio Lopes.

Esta é a segunda vez que a ADEP-MS participa do CEDHU, quando a Dra. Olga era a representante da Defensoria Pública, indicada pelo ex-Defensor Público Geral, Dr. Luciano Montalli, juntamente com a suplente Maritza Brandão, onde já exercia a titularidade, e foi a presidente da Comissão Eleitoral, tendo incentivado, à época, em 2019, a participação da associação nas eleições, quando foram indicados para os cargos de titular e suplentes o casal de Defensores Públicos Dra. Camila Maués dos Santos Flausino, e Dr. Vagner Fabricio Vieira Flausino.

“Estou muito contente com a reeleição da ADEP-MS dentro do Conselho Estadual de Direitos Humanos. A ADEP-MS foi unanimemente indicada e eleita para a presidência do Conselho. irei desempenhar com afinco e dedicação o encargo de presidente, nesse primeiro ano de mandato”, destacou a Dra. Olga.

CEDHU

O CEDHU é órgão colegiado, deliberativo e normativo, criado com a finalidade de acompanhar e avaliar as diretrizes orientadoras das políticas estaduais de atendimento, promoção, proteção e reparação dos direitos, em consonância com a Constituição Federal, os Tratados e Convenções Internacionais, bem como com a legislação pertinente. O Conselho está vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST).
Participaram da reunião o Dr. Mateus Augusto Sutana e Silva, titular representante da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul; O deputado estadual Pedro Kemp, titular da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Giorgia dos Santos Cara Viela, titular da Secretaria de Estado de Governo Estratégica; Gysélle Tannos, da Associação Pestalozzi de Campo Grande; Renan Rafael Mendes Titular e Gislaine Oliveira Lima suplente, da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul; e a Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, titular da ADEP-MS; Glaucia Silva Leite, titular da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica.