A presidente da ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, esteve em Gramado há duas semanas, para participar da AGE (Assembleia Geral Extraordinária) da ANADEP. Na ocasião, a Defensora Pública de 2ª Instância, que estava em gozo de suas férias, aproveitou o momento de confraternização e compartilhamento de conhecimento para desfrutar das belezas de gramado.

“Foram dias muito produtivos na cidade gaúcha. Conheci as/os colegas Defensoras e Defensores Públicos, participei de importantes palestras e também da AGE, que tratou de pautas institucionais, com foco no XV CONADEP e na escolha do tema da campanha nacional de 2023”, lembrou a presidente da ADEP-MS.

Em uma das palestras, Dra. Olga ressaltou a importância da presença de Defensoras e Defensores de Segunda Instância em atuação nos Tribunais Superiores – STJ e STF – conforme afirmou o palestrante ministro Sebastião Alves dos Reis Júnior, que parabenizou o Condege por ter implementado o GAETS (Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores).

Conforme a presidente da ADEP-MS, os encontros foram descontraídos. Em um restaurante em Canela, presidentes de associações realizaram um encontro para confraternizar. Já em uma casa de eventos, Defensoras e Defensores de todo o Brasil estiveram na festa de encerramento do encontro, que ainda contou com a participação no palco de duas defensoras e um defensor para tocarem instrumentos.

Atrações regionais também compuseram a programação do encontro, com duas apresentações musicais, sendo de dois cantores regionais.

Confira a programação completa das palestras e encontros: 

10h — Painel: “Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Criminais junto ao Tribunal de Justiça e Tribunais Superiores”. Painelista: Rafael Ramia Munerati (DPE/SP). Coordenador: Rafael Raphaelli (DPE/RS). Apresentação do Projeto: Aline Corrêa Lovatto, Domingos Barroso da Costa e Silvia Pinheiro de Brum.

11h45 — Apresentação da Corregedoria da DPE/RS — Marcelo Turela de Almeida.
14h — Painel: “Novas ferramentas do direito à saúde – acesso ao GERINT/GERCON, Suporte Farmacêutico e Atuação Extrajudicial”. Painelistas: Liliane Paz Deble e Raquel Dorneles Loy.

14h45 — Apresentação dos novos membros do Comitê de Tecnologia da Informação.

15H — Palestra: “Direito da Antidiscriminação e Defesa do Direito dos Vulneráveis”. Palestrante: Desembargador Federal Roger Raupp Rios (TRF 4a Região). Coordenadora: Aline Palermo Guimarães.

Confira fotos da viagem: 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *