O Tribunal de Justiça de Mato Grosso Sul abriu  as portas para um lugar de conexão entre passado, presente e futuro. Na segunda-feira (30), ocorreu a inauguração do Museu do Judiciário, no Palácio da Justiça, em Campo Grande.

Trata-se de um espaço idealizado para que a população conheça a valorização da história e cultura do Poder Judiciário Estadual. 

Presente no evento, a presidente da ADEP/MS, Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, parabenizou ao Desembargador Dr. Carlos Eduardo Contar, pela iniciativa de valorização da magistratura sul-mato-grossense e a toda a equipe de colaboradoras e colaboradores que  deram inicio à instalação do TJ/MS e das comarcas de Mato Grosso do  Sul, e destacou que o museu inaugurado resgata lembranças dos mais importantes momentos da Justiça do Estado.

Na oportunidade, a Dra. Olga recordou de como foi o seu despertar para a carreira de Defensora Pública, lembrando do seu primeiro emprego como escrevente, no Cartório da 1ª Vara Cível, cujo Juiz era o Dr. José Nunes da Cunha e a Escrivã, Idê Sabala Carvalho, iniciado em 28/01/1974, no Fórum de Campo Grande, onde hoje funciona o Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Recordando da sua trajetória iniciada no Judiciário, antes e depois da Divisão do Estado, foi entrevistada por uma repórter de TV local, a quem respondeu: “Trabalhei 14 anos no Judiciário, antes de ser aprovada na DPE/MS. Conheço e trabalhei com quase todos os Desembargadores e Juízes que fundaram e presidiram o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Coincidentemente, como presidente da ADEP/MS, ao atender ao convite de lançamento de um livro em homenagem ao primeiro Presidente do TJ/MS, presenciei a inauguração do Museu do Judiciário, onde iniciei minha trajetória no Direito e na Justiça, aos 13 anos”, contou.

“Este janeiro completei 49 anos de serviço público, devidamente averbado tanto no TJ/MS como na DPE/MS. A gente se emociona ao rever tantos rostos conhecidos e agora valorizados e eternizados no Museu do Judiciário”, relata.

Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Leão de Toga”, obra de Wagner Leão do Carmo, filho do Desembargador Leão Neto do Carmo, primeiro Presidente do TJ/MS, escrita em homenagem ao pai.

Esteve presente no evento, representando a Defensoria Pública Estadual, a Defensora Pública e associada da ADEP/MS, dra. Renata Gomes Bernardes Leal. O encontro foi registrado pela Presidente.

Confira a galeria de fotos clicando aqui.