Nesta terça-feira (13) O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completa 31 anos. Tendo em vista a importância dessa data e frisando sempre a valorização das associadas e associados, a ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul) convidou a Defensora Pública Andréa Pereira Nardon para contar um pouco da sua história de carreira, em especial sua atuação junto a Vara da Infância e Juventude.

Aos 44 anos, Andréa Nardon é Defensora Pública desde os 22 e há 17 anos está na comarca de Jardim onde, dentre outras atribuições cíveis e criminais, atua também junto à Vara da Infância e Juventude.

A atuação, em linhas gerais, se dá na defesa de adolescentes em conflito com a lei, representados em procedimentos que averiguam a prática de atos infracionais, e também nos processos de Destituição de Poder Familiar, Guarda, Adoção, Tutela, Procedimentos que visam a aplicação de Medida de Proteção, enfim, tudo que envolve crianças, adolescentes e seus pais ou responsáveis.

“Atuar na área da infância e juventude é sempre um desafio. Difícil não se sensibilizar com as situações que na maioria das vezes decorre da imensa desigualdade social e falta de oportunidade existente em nosso País. Contudo, a meu ver, esse é o nosso papel: enfrentar os desafios com coragem, dar o melhor atendimento jurídico possível e não permitir que as misérias dos processos nos afetem pessoalmente. Eu trabalho isso desde sempre. Desta forma, consigo manter o equilíbrio e serenidade necessários para desenvolver meu mister”, frisa a defensora pública.

Defensorar, uma escolha para a vida é o mais novo quadro da ADEP-MS com foco em contar histórias das associadas e associados relacionadas ao trabalho e o dia a dia de atuação frente a grandes desafios da profissão. Gostou? Compartilhe conosco a sua história e  inspire outras pessoas!