A ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul) abre inscrição para associadas e associados que tenham interesse em participar ativamente dos departamentos da Associação, conforme determina o Artigo 41 e parágrafo único do Estatuto. O prazo de inscrição é de 15 dias, iniciando em 31 de janeiro e encerrando em 14 de fevereiro de 2022.

Também ficam abertas as inscrições para os interessados em participar das comissões nacionais da ANADEP (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos). Ao todo são 13, sendo: diversidade sexual; igualdade étnico-racial; infância e juventude; saúde; mobilidade urbana, moradia e questões fundiárias; população em situação de rua; direitos da mulher; direitos da pessoa com deficiência; direitos da pessoa idosa; direitos da família; direitos do consumidor; assuntos internacionais e política criminal. Clique aqui e confira detalhadamente cada uma delas.

Para participar, é preciso escrever um requerimento e enviar ao e-mail secretaria@adepms.org.br até o prazo descrito acima. Os departamentos da ADEP-MS são: de Beneficência; Cultura e de Estudos Jurídicos; Social; Jurídico; Patrimonial; de Esportes; das Aposentadas e Aposentados.

A presidente da ADEP-MS, defensora pública Olga Lemos Cardoso de Marco, ressalta a importância da participação das associadas e associados nos departamentos institucionais. “A ADEP-MS espera que as defensoras e defensores públicos sintam mais interesse pela nossa associação e para isso precisamos reativar os departamentos para ir atrás de ações e incentivos que devolva o brilho associativo”, afirma.

De acordo com o Estatuto, compete ao departamento de Beneficência a promoção de seguro de vida ou de acidente; conseguir convênios com profissionais da área de saúde para assistência aos associados (as) e seus dependentes; dirigir o fundo de saúde, mantendo em conta bancária própria a contribuição das associadas e associados; dirigir as atividades odontológicas; sugerir à Diretoria planos de assistência e auxílio as associadas e associados.

O departamento Cultural e de Estudos Jurídicos fica responsável de elaborar boletim informativo, com publicações de trabalhos forenses, leis e jurisprudência; instituir prêmios, através de concursos, monografias ou trabalhos forenses entre as associadas e associados; promover o intercâmbio cultural relativo aos interesses da Associação, com congêneres nacionais ou estrangeiros; enviar as associadas e associados cópias de leis ou jurisprudência de interesse da Defensoria Pública; promover conferências públicas e palestras; organizar uma biblioteca especializada; promover com o Departamento Social cerimônias comemorativas das relevantes datas jurídicas e da data da fundação da Associação.

Compete ao departamento Social a missão de promover as solenidades de posse e organizar visitas à sede social para as comemorações; entender-se com as autoridades constituídas e imprensa, prestando esclarecimentos, a critério da Diretoria, quando o exigirem os interesses da Associação ou das associadas e associados; promover passeios turísticos, visitas a Sindicatos e Associações de outros Estados e outras atividades de lazer.

O departamento Jurídico promove a defesa judicial e extrajudicial dos interesses das associadas e associados, quando se tratar de assunto relativo ao seu cargo, bem como de suas viúvas, viúvos e dependentes com relação aos direitos previdenciários, acompanhando os procedimentos administrativos para concessão de pensão. Além disso, também fica responsável de acompanhar inquéritos nos quais a associada e associado tenha sido vítima ou indiciado; entre outras funções.

Já o departamento Patrimonial confere aos integrantes manter atualizado o inventário dos bens da Associação e administrar em conjunto com a Diretoria os bens da Associação. O departamento de Esportes fica responsável de propor à Diretoria Executiva a compra de material esportivo; zelar pela guarda e conservação dos materiais esportivos que lhe forem entregues; organizar práticas esportivas entre as associadas e associados; e realizar campanhas de orientação aos associados quanto a hábitos de vida saudável.

Por último e não menos importante, cabe ao departamento das aposentadas e aposentados promover a atualização de cadastros das associadas e associados aposentados; promover programas, seminários e reuniões sobre assuntos de interesse da classe; organizar, iniciar e acompanhar o andamento de assuntos, estudos, processos, pareceres e todos os atos que sejam do interesse daqueles, ou que versem sobre seus direitos, garantias e vantagens; diligenciar em qualquer instância, individual ou coletiva; incentivar e promover a participação e a integração das associadas e associados aposentados nas atividades da ADEP-MS; praticar atos relacionados às atividades previdenciárias de interesse da categoria aposentada.

Dúvidas podem ser tiradas com a secretaria da ADEP-MS pelo telefone/WhatsApp (67) 98133-1197 ou pelo e-mail secretaria@adepms.org.br.

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