Acontece no dia 04 de fevereiro, às 19 horas (horário de MS/MT), o evento “Branquitude e racismo”. O encontro, idealizado por Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul, será realizado pelo Google Meet (link: https://meet.google.com/moh-ttxt-rwa), e terá a participação da Profª Drª Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos/SP.

O evento é aberto ao público e fecha as atividades do “Clube de Leitura – Letramento Racial”. Iniciado em 20 de novembro de 2020 (Dia Nacional da Consciência Negra), os encontros foram destinados ao público em geral e desenvolveram-se no decorrer de 2020 e 2021. Os eventos bimestrais foram realizados por videoconferência e a cada sessão uma obra era debatida, sobre a qual iam sendo construídas em grupo reflexões e novos saberes sobre o tema racial.

A primeira obra tratada foi “O genocídio do negro brasileiro”, de Abdias Nascimento, ao qual se seguiram mais seis obras, sendo a última “Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil”, de Sueli Carneiro, discutida no último 14 de janeiro.

Após um ano e três meses de intensos debates e reflexões sobre a questão racial, o Clube de Leitura chega à sua reta final, encerrando as atividades com a realização do evento extra Branquitude e Racismo – comentários à obra ‘Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo’, de Lia Vainer Shucman.

O grupo optou por abrir o evento ao público, como estratégia de difusão do conhecimento, explica a Defensora Pública Camila Maués. “Esse encontro extra será aberto estando todas as pessoas interessadas convidadas, sem prévia inscrição. A proposta inicial ateve-se ao compromisso de falarmos sobre racismo durante quinze meses a fio, e não apenas em datas simbólicas de relevância, e de aprendermos coletivamente sobre um assunto tão sensível do ponto de vista individual e social. As expectativas foram alcançadas e superaram as inicialmente projetadas, a ponto de estar sendo cogitada uma segunda edição, também aberto ao público em geral”, comenta.

Participação especial

O evento online contará com a participação da Profª Drª Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos/SP, professora da área de Pedagogia, leciona no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Avançado Diamantino.

Ultimamente dedica-se à estudos e pesquisas na área de Sociologia das Relações Raciais. Líder do Grupo de Pesquisa: BRANQUITUDE – Branquitude. Racismo. Desigualdades: interfaces com políticas públicas educacionais e as implicações no acesso à educação superior pela IFMT/ Campus Avançado Diamantino e integrante do Grupo de pesquisa da UFSCAR: Transnacionalismo Negro e Diáspora Africana e do Grupo de Pesquisa da UNEMAT sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior.

O evento conta com o apoio da ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul) e a parceria da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

 

Serviço: Debate Virtual para discussão do tema “Branquitude e racismo”

Quando: 04 de fevereiro de 2022

Horário: 19h (horário de MS/MT)

Onde: Google Meet (link: https://meet.google.com/moh-ttxt-rwa)