O Palácio da Justiça foi palco para mais um momento marcante na história da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Na noite desta quinta-feira (16), o Defensor Público-Geral do Estado, Dr. Pedro Paulo Gasparini, tomou posse ao cargo e permanece à frente da instituição no biênio 2023-2025.

A cerimônia reuniu Defensoras Públicas e Defensores Públicos de segunda instância, associadas e associados da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP/MS). A presidente da ADEP/MS, Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, esteve presente no evento e iniciou seu discurso relembrando a trajetória da Associação e da DPGE, construída em conjunto.

“É com muita gratidão e honra que falo em nome da nossa Associação, que este ano também completa 40 anos de existência. Nascida e crescida a partir dos sonhos de Suely Pletz Neder, Vicente Azuaga e outras Defensoras e Defensores do primeiro concurso que aprovou 33 profissionais. A associação foi criada no dia em todos tomaram posse”, recordou.

A presidente prosseguiu destacando o desejo de uma próspera gestão. “O senhor vai dirigir a nossa instituição com toda a sabedoria e discernimento que tem, construídos durante toda a trajetória na Defensoria Pública. Sei, também, que vai respeitar a equidade de gênero, empoderando as mulheres em seu mandato”, pontuou.

Ainda, Dra. Olga reforçou a necessidade do fortalecimento dos laços entre a ADEP/MS e a Defensoria, na busca pela valorização dos direitos da categoria. “O Dr. Pedro Paulo saberá ter o diálogo com os membros da Associação nas reivindicações que necessitamos junto ao Governo do Estado”, disse.

Os anseios de estreitar o contato com os Tribunais Superiores também foram reforçados. “Nós precisamos prover mais de Defensores Públicos do nosso Estado e ter melhores condições para trabalhar junto aos Tribunais Superiores. É lá que chegam os recursos mais difíceis de todo o Estado”, destacou.

Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades do judiciário sul-mato-grossense.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos.