No último sábado, dia 9 de dezembro, o Grand’Mere Buffet foi palco de uma noite memorável, marcada pela celebração dos 40 anos da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP/MS). O evento, além de comemorar quatro décadas de história, também se configurou como uma oportunidade única para a confraternização de fim de ano e homenagens. Veja as fotos do evento clicando aqui.

A celebração teve início com um discurso da presidente da ADEP/MS, Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, que, além de conduzir a associação com dedicação ímpar, encerra seu mandato nesta segunda-feira, dia 11. A Dra. Olga aproveitou a ocasião para prestar homenagens especiais a personalidades de destaque na trajetória da Defensoria Pública e da ADEP/MS.

Entre os (as) homenageados (as), no momento do Hino Nacional, foi rememorada a trajetória de todas e todos os Ex-Presidentes da ADEP/MS.

Antes de iniciadas as demais homenagens, houve um minuto de silêncio em memória do Defensor Público Dr. Fernando Marques, falecido na terça-feira, dia 05 de dezembro.

Em seguida, foi transmitido um vídeo, com participação do Desembargador Aposentado Claudionor Miguel Abss Duarte, homenageado com um troféu de Honra ao Mérito, por ter sido o responsável pela idealização da criação da Carreira de Assistente Judiciário, no novo Estado de Mato Grosso do Sul.

Na época, em 1982, o recém-criado Estado se preocupava em desvincular a imagem de uma economia fomentada apenas pela pecuária e agricultura de grãos, a fim de prestigiar as cidadãs e cidadãos nativos (as) e hipossuficientes a desenvolverem-se como empreendedores (as) e dar-lhes o verdadeiro significado de resgate à cidadania, com acesso à Justiça, por meio da Assistência Judiciária gratuita.

Defensoras e Defensores Públicos que atuavam no antigo Estado Uno – Mato Grosso – que optaram pela carreira defensorial nas Comarcas que ficaram para o Sul, foram incorporados Defensores Públicos à carreira do Ministério Público de MS, que não mais abriria concurso para esse cargo. Foi então que surgiu a ideia da criação da carreira de Assistente Judiciário, que passado o primeiro concurso, empossados em 17 de janeiro de 1983, se reuniram nessa mesma data e elegeram uma comissão para criação de uma Associação dos Assistentes Judiciários, que seria a voz política da categoria para a conquista de direitos, prerrogativas e de uma Legislação Administrativa para todas e todos os seus integrantes.

A família do Secretário de Justiça, Roberto Moaccar Orro, falecido em 23 de novembro de 2020, esteve presente, pelos filhos do ex-Deputado: Felipe Orro e Isabel Orro, e receberam as homenagens em nome de seu pai, pelo reconhecimento à participação na gestão da Assistência Judiciária, no período de 1987 a 1989. “Como Secretário de Estado da Justiça, entre 1987 e 1989, criou e implantou os Conselhos Estaduais dos Direitos Humanos, do Índigena, do Negro e da Mulher. Eis que sempre se preocupou com a defesa dos Direitos Humanos”, lembrou a presidente da ADEP/MS.

O outro homenageado foi o Governador Pedro Pedrossian, falecido em 22 de agosto de 2017, em virtude de, juntamente com o Secretário de Justiça, em 1982, à época Advogado Claudionor Miguel Abss Duarte, ser o responsável pela aprovação e criação da Carreira de Assistente Judiciário de Mato Grosso do Sul, com a edição da Lei Ordinária nº 343/82, a primeira Lei que trata da carreira de Assistente Judiciário de MS.  Pedro Pedrossian seria representado pelo seu neto, atualmente exercendo o cargo de Deputado Estadual, Pedro Pedrossian Neto.

Aos três homenageados foram entregues troféus em referência ao agradecimento reconhecido pela atual diretoria da ADEP/MS, que completou 40 anos de existência, representados pelos integrantes da 1ª Turma de Assistentes Judiciários que tomaram posse em 17 de janeiro de 1983.

A noite foi marcada ainda pela entrega de medalhas de reconhecimento a todos os aposentados e aposentadas presentes, em agradecimento pelos anos dedicados aos serviços prestados. O Defensor Público-Geral, Dr. Pedro Paulo Gasparini, a família do Dr. Fernando Marques, falecido na semana passada, e o Advogado da ADEP/MS, Dr. Davi Nogueira Lopes, também receberam as medalhas. O Defensor Público Dr. Luiz Sérgio de Almeida Galhardo,   aposentado há cinco anos, em janeiro de 2018, recebeu a medalha do mérito profissional.

A cerimônia contou com uma atmosfera festiva, embalada pelo grupo Sampri e pela animação de DJ. O delicioso jantar oferecido aos presentes incluiu uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesas.

Ao agradecer a todos os presentes, Dra. Olga destacou a importância de cada pessoa na jornada de quatro décadas da ADEP/MS. “Hoje, celebramos não apenas os 40 anos da nossa associação, mas também o comprometimento e a dedicação de cada membro ao longo dessas décadas. Agradeço a todos por fazerem parte dessa história e por contribuírem com a nossa classe”, afirmou.