As associadas da ADEP-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), Dras. Camila Maués dos Santos Flausino, Maria Clara de Morais Porfírio e Zeliana Luzia Delarissa Sabala, lançam hoje (18) o Clube de Leitura “LETRAMENTO RACIAL E BRANQUITUDE”, com debates e reflexões críticas sobre questões raciais sob a perspectiva da branquitude, por meio de leitura temática. 

Serão realizadas leituras partilhadas com a finalidade de despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal para desconstrução dos paradigmas existentes em nossa sociedade, podendo ao final ser construída proposta de atividade com vistas ao envolvimento de integrantes da Defensoria Pública.

O Clube de Leitura abrirá inscrições a partir de segunda-feira para o público interno, Defensoras e Defensores Públicos, assessoras e assessores, funcionárias e funcionários da instituição, bem como, para o público externo com pessoas que não guardam vinculação à Defensoria Pública.

“Dos seus participantes, não se exige rigor científico, nem oratória, apenas o interesse na imersão da temática e discurso pautado na identificação do racismo estrutural e institucional presentes no macro universo do Brasil e no micro universo que nos rodeia”, explica o projeto que conta com apoio da administração superior, por meio da ESDP (Escola Superior da Defensoria Pública) e da ADEP-MS.

Sobre as obras literárias, as indicações seguiram os critérios relevância, acessibilidade – com livros que custam aproximadamente R$ 60 – e quantidade de páginas – até 250, no máximo. 

Para realizar a sua inscrição, o(a) interessado(a) deverá acessar o portal da Defensoria Pública (www.defensoria.ms.def.br), no espaço destinado “para o cidadão”, clicar em inscrições para curso e escolher o “Clube de Leitura: Letramento Racial e Branquitude”.

O primeiro encontro acontecerá no dia 27 de janeiro de 2023, com palestrante convidada, e, ao final dos encontros, que acontecerão a cada dois meses, possibilitando a leitura do livro indicado, será emitido certificado pela ESDP para quem registrar no mínimo 75% de frequência.