Fundamentais na democracia e na construção de uma sociedade justa e fraterna, advogadas e advogados foram homenageados na última quinta-feira (10) em sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 

A solenidade, que lotou o plenário da Casa de Leis, foi proposta pelo deputado Lidio Lopes (Patriota), autor da Resolução 43/2012, que criou a honraria. A presidente da ADEP/MS, Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco esteve presente e foi convidada a compor a mesa do evento. 

Na ocasião, a presidente destacou a responsabilidade dos homenageados em honrar a homenagem recebida –  Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”. 

“Conheci o Dr. Jorge Antônio Siufi em 1974, quando iniciei minha vida jurídica e profissional, como escrevente do Fórum de Campo Grande, na rua 26 de Agosto. Fui aluna dele na faculdade de Direito entre 1981 e 1985, e por último, participei, juntamente com ele, como examinadora do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, os três últimos antes da terceirização, na gestão do presidente Geraldo Escobar Pinheiro, já falecido”, contou. 

“O Dr. Jorge Siufi sempre foi um advogado dedicado às causas dos seus clientes, honesto, ético e um grande trovador e cantor, alem de ser o autor da letra da música do hino de Mato Grosso do Sul, o qual deixou muitas saudades no meio profissional e artístico campo-grandense”. 

“Parabenizo todos os advogados e todas as advogadas homenageados com essa medalha que vocês, de agora em diante, terão a responsabilidade de ostentar. E parabenizo especialmente o Dr. Paulo Tadeu Haendchen, um ícone da advocacia em Mato Grosso do Sul, o qual chegou jovem à nossa Capital, onde o conheci ainda como escrevente, atendendo-o nos balcões dos Cartórios Judiciais onde trabalhei, e depois, já como advogado nas causas em que atuava pela outra parte, já na atuação como Defensora Pública. É muito bom ver esse reconhecimento a todos e todas pelo nosso Legislativo Estadual”, completou. 

Foram homenageados, por indicação do deputado Lídio Lopes, os profissionais Jaime Henrique Marques de Melo, Larissa Maia da Fonseca e Andréa Alves Ferreira Rocha. Também receberam a honraria, indicados pelos demais parlamentares, os seguintes profissionais:  Celso José Rossato Júnior, Marcelo Bonotto Demirdjian, Alci De Souza Araujo, Lina Marcia Siravegna Tibicherany, Ivan Gibim Lacerda, Rafael Antonio Scaini, Felipe Di Benedetto Júnior, Ronaldo de Souza Franco, Tiago Bunning, Paulo Tadeu Haendchen, Darci Cristiano de Oliveira, Fernando José Baraúna Recalde, Silvana Maran, Adriano Aparecido Arrias de Lima, Thays Fernanda dos S. Martins Luzia, Hassan Fernando Mohamad Said Cavalcante, Rafael Ricardo Trevisan, Bruno Dourado Bertotto Martins, Douglas De Oliveira Santos, Rodrigo Nascimento da Silva, André Luiz Prieto, Walter Benedito Carneiro Júnior e Álvaro Scriptore Filho.

Biografia

Nascido em Campo Grande em 1932, Jorge Antônio Siufi se formou em Direito na Universidade Nacional do Rio de Janeiro. Foi nomeado promotor de Justiça da comarca de Dourados, onde atuou entre 1961 e 1963, transferindo-se logo em seguida para Campo Grande.

Em 1964, foi nomeado advogado de Ofício na Auditoria Militar da União. Foi presidente da OAB em Campo Grande, professor da Faculdade Católica de Direito de Mato Grosso e procurador-geral adjunto de MS, com a divisão do Estado, em 1979. Em 1980, como procurador-geral do Estado, foi convidado a integrar a Escola Superior de Guerra.